Modelo jogo:
O modelo de jogo é o miolo de toda a periodização táctica, sem a definição do modelo torna-se descontextualizado o trabalho sob a perspectiva da periodização táctica.
O foco nesse novo cenário está na forma de jogar que será construída ao longo da temporada, visando uma regularidade competitiva e evolução constante nos comportamentos da dominante táctica para que se atinja o máximo desse modelo jogo, como objectivo do processo.
A periodização deve englobar a especificidade do Modelo Jogo adoptado em aspectos cognitivos, físicos, tácticos, técnicos e psicológicos, além dos princípios e sub – princípios de jogo que serão aplicados pela equipa nas organizações ofensiva, defensiva e nas transições defesa – ataque e ataque – defesa.
Para mim o modelo de jogo não é apenas a táctica usada pelo treinador, mas sim um conjunto de acções, pensamentos e princípios seguidos pela equipa.
Ao elaborar os treinos, deve-se levar em conta o Modelo Jogo previamente definido, ou seja, o processo de treino deve englobar exercícios que seguem o Modelo Jogo escolhido pelo treinador.
É importante que todas as equipas terem um Modelo Jogo, independente do método de treino aplicado e do conhecimento do treinador sobre o tema.
Importante o treinador na fase inicial do trabalho definir o modelo de jogo da equipa, levando em conta sua ideia de jogo, a característica dos jogadores, os princípios de jogo, a organização funcional e a estrutura do clube.
O modelo de jogo deve ter objectivos bem definidos e bem claros para todos, para que cheguem a atingir tais metas. Porém, devem saber que esse modelo de jogo pode sofrer ajustes, para que haja um aperfeiçoamento gradual.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)